Acne

A Acne é uma doença inflamatória da pele caracterizada pelo surgimento de cravos e espinhas em regiões como face, costas e peito. A condição é mais comum durante o período da adolescência, em decorrência de fatores genéticos e das alterações hormonais típicas da puberdade, que estimulam a produção de sebo, aumentando a oleosidade cutânea. Entretanto, a Acne também pode surgir na fase adulta, especialmente em mulheres, devido à alterações metabólicas, como a Síndrome dos Ovários Policísticos.

Como a acne se forma? Na acne, ocorre um excesso de produção de sebo, pela glândula sebácea, que drena para o folículo piloso (poro). O sebo, estimula as células da parede interno do folículo a produzir mais queratina que então se desprende rapidamente formando um tampão na superfície da pele, os conhecidos “cravos”. O ambiente torna-se propício para a proliferação de bactérias no interior do folículo, com inflamação local e acúmulo de pus, provocando as chamadas “espinhas”. Hoje sabemos que acne pode se tornar uma doença inflamatória crônica, persistindo por décadas e quanto antes tratarmos de forma eficaz, menor a chance de persistência do quadro.

A Acne pode ser classificada em 5 graus:

Grau 1: apenas o surgimento de cravos abertos (com o pontinho preto aparente) ou fechados;

Grau 2: além de cravos, há presença de pápulas (espinhas) inflamadas e avermelhadas, algumas com a presença de pus;

Grau 3: apresenta lesões nodulares e císticas maiores, bem endurecidas, além das espinhas e cravos;

Grau 4: grau conhecido como Acne Conglobata, em que as lesões do tipo nodulares e císticas se confluem formando abcessos que podem formar cicatrizes;

Grau 5: chamado de Acne Fulminante, é um quadro raro em que as lesões evoluem para úlceras e sintomas sistêmicos.

Como tratar? É fundamental enfatizar que a Acne deve ser levada a sério e tratada precocemente, para evitar que se torne crônica e que se formem cicatrizes afetando a autoestima do paciente. O primeiro passo para tratar a condição é realizar uma avaliação clínica adequada, identificando o grau e as características da doença. Existem diversas medidas que podem melhorar o aspecto da Acne, como o uso de medicações tópicas, o uso de medicamentos orais específicos (isotretinoína oral) e a associação com procedimentos em consultório (limpeza de pele, peelings químicos e aplicação do LED Facial). Só o dermatologista pode indicar o melhor tratamento em cada caso.

Só o dermatologista pode indicar o melhor tratamento em cada caso.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

@danielagobbato