
Bioestimuladores de Colágeno
Os bioestimuladores são substâncias injetadas abaixo da pele que provocam uma reação inflamatória local e, consequentemente, induzem a formação de novas fibras de colágeno e elastina pelo próprio organismo. Este procedimento é indicado para melhorar a qualidade e a firmeza da pele, combatendo a flacidez na face e no corpo.
Diferentemente do preenchimento com ácido hialurônico, em que o efeito é visto imediatamente, os efeitos do tratamento com os bioestimuladores são notados ao longo do tempo (após 3 meses da aplicação), de forma gradual, à medida em que a própria pele estimulada começa produzir novo colágeno. É um procedimento interessante para quem já está com a face harmonizada com os preenchedores e deseja manter os resultados, bem como para quem não deseja ou tem restrições quanto ao uso dos preenchedores e quer manter-se com aspecto natural ao longo do tempo e também como prevenção da flacidez em pacientes jovens a partir dos 30 anos.
Atualmente seu uso em áreas corporais tem se propagado bastante, em regiões como pescoço, colo, braços, abdome e nádegas com o objetivo de proporcionar maior firmeza e até melhorar o contorno corporal. Nas nádegas, além da firmeza, pode proporcionar um formato mais arredondado e conferir maior volume ao local, dependendo da técnica, quantidade injetada e número de sessões.
A duração média dos resultados é de 2 anos. Existem diferentes substâncias bioestimuladoras, com indicações e caracteristicas particulares. Os bioestimuladores mais utilizados são o Sculptra® – ácido poli-L-lático e o Radiesse® – hidroxiapatita de cálcio.